Interdição do canto externo do prédio do Centro Cultural Benedicto Pires de Almeida





Nesta quarta-feira – 10/04/19, os Secretários de Serviços Sidnei dos Santos – Catê e de Turismo e Cultura, Marcio Saccon, acompanhados pelo coordenador da Defesa Civil Gm Lozano inspecionaram o telhado e beiral do prédio do Centro Cultural Benedicto Pires de Almeida, para avaliar as causas da infiltração de água das chuvas no teto do salão da Banda.
Como resultado foi interditado o canto externo do prédio, que de acordo com Defesa Civil do município é necessário efetuar reparos urgentes para garantir a segurança das pessoas que transitam no local.
O relatório elaborado pela Defesa Civil será encaminhado à Secretaria de Obras para análise e indicação de uma solução adequada à conservação do prédio.
O prédio histórico foi construído no século XVIII, possui vários estilos arquitetônicos, e durante o período de 1896 até 1987 abrigou a delegacia de polícia e cadeia pública.
Sua última reforma ocorreu em 1988 para adequar como Centro Cultural. Atualmente, além de reunir “material folclórico nacional e paulista”, foi ampliado para abranger referências de identidade, ação e memória de diferentes grupos sociais.
Abriga em seu pavimento térreo a Secretaria de Cultura e Turismo e no pavimento superior, a Biblioteca Municipal.
Contém objetos de uso doméstico e documentos referentes a Cornélio Pires, itens militares, coleção de fotografias de personalidades e da cidade, documentos históricos, quadros, objetos pertencentes ao músico Marcelo Tupynambá, Maestro Mozart Camargo Guarnieri, Dú do Violino, Fred Jorge, Benedito Pedro Silvestrin (Fuzilo), livros, peças indígenas, rádios antigos, e outros tantos objetos doados ao Museu.


Comentários