Capela de São Benedito e o milagre da lâmpada que nunca se apaga


A igreja ou Capela de São Benedito, como é conhecida, localiza-se na cidade de Tietê - mais precisamente - no Largo que adota o mesmo nome.

A ideia para sua construção surgiu por intermédio do 'Padre Costa' – incentivador e também fundador da irmandade no ano de 1868.


Padre Costa
Em 1871 deu-se início a construção pelas mãos dos negros escravos e livres. A doação do terreno foi feita por Joaquim Pereira Rodrigues (Pereirinha), e em 1872, para ligar a igreja à estrada de Porto Feliz, uma rua foi formada, a rua Rafael de Campos.

Sua arquitetura faz parte do bandeirantismo paulista (Barroco Paulista) sendo uma das únicas Capelas e Igrejas que contém essa característica ainda.

Um dos elementos mais interessantes presente na Capela é sua lâmpada, instalada no canto superior esquerdo do altar, que possui pouco mais de 100 anos e que ainda hoje, está lá funcionando e iluminando nas celebrações. A lâmpada foi uma das primeiras a chegar no município juntamente com a energia elétrica em 10 de julho de 1909.


A lâmpada

No altar mor da Capela também se encontra um pedaço de cutícula de São Benedito, selada pelo vaticano e, elemento de fé que atrai milhares de pessoas todos os anos para a cidade. 

A capela é local de tradição religiosa e histórica, como exemplo, a festa de São Benedito, organizada pela Igreja Católica, Irmandade de São Benedito e CONISB. Festejo esse religioso, celebrado no último domingo de setembro em homenagem ao padroeiro. 

Texto: Ana Laura Milanelo | Revisão: Marcio Saccon – Tietê, 03 de Outubro de 2019





Comentários