Conscientização com descarte correto do lixo pode ajudar melhorar condições ambientais

O Noticiário da Grande Mídia tem informado largamente as consequência da má destinação dos rejeitos de toda a espécie. Desde o acondicionamento, separação, destinação ou mesmo o abandono de forma irregular.


Brumadinho, 2019. A grande quantidade de lama liberada causou grandes impactos ao meio ambiente.
Mariana, 2015. Casas ficaram completamente destruídas pelo rompimento de barragens.
Um dos maiores problemas trazidos pelo descarte incorreto do lixo é o desperdício de recursos naturais.

Sabemos que nosso município tem problemas pontuais, e que também somos afetados pelos resíduos, principalmente os que poluem quimicamente, ou sólidos como as "PETs" plásticas, que por serem mais leves que a água, descem o nosso Rio Tietê, performando um espetáculo deprimente.

Todas as fotos abaixo, foram postadas por moradores da cidade de Tietê no grupo "Tietê Notícias".





(Fotos ilustrativas - “Tietê Noticias")

O Lixo, como é simploriamente tratado, pode ser também uma fonte de recursos. Um dos exemplos são os coletores independentes ou mesmo a Cooperativa que recolhe a maior parte, fazendo um trabalho que infelizmente é pouco valorizado. É importante lembrar que a reciclagem significa fonte de rendas para muitas famílias. Porém mesmo assim, a maior parte dos inertes acaba sendo descartado juntamente com os inservíveis e orgânicos, numa base de quase 7 para 1, ou seja, pagamos caro para destinar como lixo, uma boa parte do que poderia ser reciclado.

A população de Tietê, pode ser parte desta solução, apenas aumentando o esforço e dedicação na separação do lixo doméstico. O principal passo que devemos dar é frear o consumismo, separar corretamente os resíduos e praticar aquilo que chamamos de a política dos "3 R" - Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

REDUZIR

· Use a frente e o verso dos papéis. Na hora de imprimir, diminua a letra, a margem e o espaço entre as linhas.

· Substitua materiais descartáveis por similares duráveis

· Diminua o desperdício de alimentos. Planeje melhor suas compras e refeições

· Evite embalagens supérfluas e de difícil reciclagem, como isopor e celofane

REUTILIZAR

· Reaproveite papéis, frascos e potes

· Aumente a vida útil dos objetos. Conserte os utensílios

· Doe, troque ou venda seus materiais antes de descartar

RECICLAR

· Separe os recicláveis. Os materiais devem estar limpos e secos.

A fiscalização e as cobranças constantes para que as autoridades da cidade tomem providência são bem-vindas e de extrema importância, afinal a limpeza da cidade é uma questão de saúde pública e a Prefeitura tem responsabilidade sob o descarte e a coleta de lixo, no entanto, vale salientar a população novamente de que: LIXO é sim, uma responsabilidade de TODOS.

Ter a consciência de que devemos responder pelos resíduos que geramos e dos cuidados básicos para com o lixo é um dever do cidadão, e os transtornos irreparáveis que ele pode causar, também.

A população tieteense pode denunciar, elogiar, reclamar, solicitar e sugerir através do número da OUVIDORIA: (15) 3285-8755 ou no e-mail ouvidoria@tiete.sp.gov.br.

Comentários