Casarão antigo em Tietê já abrigou Dom Pedro II


As construções antigas de Tietê, guardam mais história do que podemos imaginar! Repleto de prédios centenários, a cidade já recebeu visitas ilustres de figuras históricas. O casarão onde atualmente está localizado o restaurante Maggiorana, já serviu de pousada para uma das duas vezes que o então imperador do Brasil Dom Pedro II visitou a cidade. A visita ocorreu em 1886, e tornou Tietê sede do Império brasileiro por alguns dias. 

“Dom Pedro esteve na cidade duas vezes, inclusive ele veio de trem para Tietê. E uma das vezes ele dormiu na casa de Antônio Manoel Alves, onde hoje é um restaurante”, explicou Paladini em matéria ao G1 feita em 2014. 

Na matéria, Paladini ainda revelou que o prédio que hoje abriga a Prefeitura Municipal, era local onde a primeira igreja Matriz da cidade foi erguida. A construção contava com um cemitério atrás, e anos depois foi demolida, dando lugar a um mercadinho, que mais tarde também foi extinto, e dai finalmente surgiu o atual prédio histórico, que abrigou o Fórum antes de se tornar a sede da gestão municipal. 


Primeira Igreja Matriz de Tietê (Atualmente onde se localiza a Prefeitura)


A cidade possui dezenas de outros prédios centenários. Preservar esses locais, é preservar a história, não só de Tietê, mas do Brasil! 

Texto por: Lucas Gabriel
Fonte de informações: G1/Maggiorana

Comentários

  1. Que dia e mês, esteve D. Pedro II em Tiete, que fora recebido por apoiadores monárquicos, na época.

    ResponderExcluir

Postar um comentário