A lenda da Pedra do Curuça


A lenda da Pedra do Curuça, é uma das mais famosas da história tieteense. Localizada a cerca de 500 metros da ponte principal, na margem esquerda do Rio Tietê, a pedra é identificada com uma cruz esculpida na horizontal juntamente com os dizeres: "Sic transit glorie mundi" (assim passa a glória do mundo).

Diz a lenda, que naquela região, encontra-se um tesouro escondido pelos Bandeirantes que voltavam de Cuiabá, rumo ao porto de Araritaguaba, onde hoje conhecemos como Porto Feliz. A parada inesperada por Tietê, teria sido motivada por um surto de Maleita que havia atingido a embarcação na qual estavam, dizimando grande parte da tripulação. Assim, eles teriam parado a embarcação em Tietê, acreditando que não conseguiriam chegar até seu destino com o tesouro, sendo melhor esconde-lo por aqui. 

Várias expedições para encontrar o tal tesouro foram feitas na região demarcada. Há quem tenha morrido sugado por um redemoinho forte que há nas margens da pedra, tentando encontrar o ouro perdido. A lenda ainda diz, que a responsável pelos afogamentos no local, seria a Mãe-Do-Ouro, criatura folclórica que guarda o local para que o tesouro não seja roubado.

Texto por: Lucas Gabriel 

Comentários