Tietê tem uma das únicas capelas do país que possui uma relíquia selada pelo Vaticano


Tietê está localizada a 153 km da capital paulista. A charmosa cidade, possui muitos centros históricos preservados, reservas ambientais e trilhas ecológicas. Este lugar foi terra de Bandeirantes e atualmente é um insuperável roteiro de história, fé, beleza, arte e sabores. 

A história da cidade teve suas origens com os bandeirantes e portugueses que desbravavam o Sertão Paulista navegando pelo Rio Tietê. A cidade possui atrações para todas as idades e opções para os fins de semana. Tietê é tradicionalmente um município católico, há dezenas de igrejas e capelas espalhadas pela cidade, muitas delas centenárias com arquiteturas clássicas, barrocas e contemporâneas. Dentro do circuito das igrejas tieteenses destacam a Igreja Matriz e a Capela de São Benedito, uma das únicas no país que possui uma relíquia selada pelo Vaticano (o fragmento de unha de São Benedito). 

Outro passeio é o Centro Cultural e Ecológico Cornélio Pires, uma área rural com cerca de quatro alqueires distante apenas 3,5 km da cidade, onde nasceu o poeta e escritor Cornélio Pires. 

Mais um ponto turístico e marco da história tieteense é a Pedra do Curuçá, situada a 500 metros do ponto principal na margem esquerda do Rio Tietê. Na pedra foi esculpida uma cruz artística de 1,50m de altura com os dizeres Sic Transit Glorie Mundi (assim passa a glória do mundo) que deu origem a uma lenda enraizada nos grandiosos dramas do bandeirantismo.

Texto por: Guia do Turismo Brasil

Comentários